Nossa missão é produzir, reconstruir e disseminar conhecimentos para formar cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social do País.
A missão da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e de suas Unidades Mantidas é formar cidadãos com capacidades de análise e de intervenção crítica e aplicada nos problemas da sociedade, por meio da geração e disseminação dos conhecimentos em ciências humanas e sociais, de maneira a contribuir significativamente para o processo de desenvolvimento do País.
Princípios
A ação educacional da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo pauta-se pelos seguintes princípios:
- Valorização do ser humano;
- Reconhecimento da necessidade de construção de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos;
- Respeito à autonomia e à liberdade de expressão;
- Compromisso com a sociedade em que se insere.
Finalidades
- Concorrer, pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão e pelo desenvolvimento de projetos sociais, para a formação de pessoal capacitado (profissionais, pesquisadores, educadores) a colaborar eficazmente na administração e no progresso do País.
- Estimular o desenvolvimento da investigação científica, da pesquisa e da iniciação científica, bem como a consolidação e a disseminação de produções no âmbito da ciência.
- Comprometer-se com o estudo das ciências que, apesar de denominadas humanas, exatas e biológicas, voltam-se, todas, para o aprimoramento das capacidades humanas e de suas relações com o ambiente.
- Contribuir para a consciência e o exercício de uma cidadania responsável, participativa e solidária, construtora de uma linha de força da sociedade civil.
Objetivos
- Objetivo Geral
Consolidar-se como instituição de referência na área de ciências humanas e ampliar sua capacidade de envolvimento social e científico.
- Objetivos específicos
- Atender à comunidade por meio de projetos intra/extramuros que promovam a aprendizagem da vida em comunidade, preparem os alunos para participar ativamente em um projeto de sociedade e permitam colocar em prática o aprendizado, sua pertinência e eficácia.
- Ajustar-se às transformações representadas pelas conquistas tecnológicas.
- Estimular parcerias e convênios com instituições nacionais e internacionais, governamentais e/ou não-governamentais, visando à execução de projetos destinados à produção de conhecimentos acadêmicos, científicos, tecnológicos, culturais e artísticos.
- Manter processos administrativos dinâmicos que permitam uma gestão eficaz e eficiente nos cursos da instituição.
- Valorizar o corpo docente como agente privilegiado na consecução dos objetivos institucionais.
- Assumir o corpo discente como centro das ações institucionais.
- Produzir e promover a divulgação de conhecimentos científicos, culturais e técnicos.
- Compreender a avaliação institucional contínua como instrumento para a melhoria da qualidade das atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de gerenciamento institucional.